Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

A tecnocracia do Ensino no Brasil

O Brasil é um país que ainda não se livrou dos processos seletivos para o ingresso dos estudantes do Ensino Médio nas faculdades públicas, por aqui existem dois sistemas, o primeiro se chama  ENEM, ele  é uma prova que seleciona os melhores estudantes para as Universidades Federais e qye está também atrelado a um outro programa chamado ProUNi, um sistema que incluí estudantes de baixa renda em Universidades Privadas. O segundo sistema é o vestibular, este selecionas os melhores estudantes para as Universidades Públicas estaduais.

A crítica a tecnocracia, ou seja ao ensino igual para a sociedade estratificando o conhecimento intelectual é justamente ao componente curricular que é limitado ao conteúdo dos grandes testes do ENEM e do Vestibular.

Criar uma sociedade intelectualmente massificada, prejudica o seu desenvolvimento futuro, pois a especialização só ocorre no mestrado e a filosofia metodológica é controladoa pelo Estado, que muitas vezes representa muito mais as elites do que a vontade do povo, mesmo sendo o Brasil uma nação democrática, onde o voto é obrigatório.

Nenhum comentário: