Páginas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Filme sobre a Guerra Fria: Adeus Lênin - Resenha

O longa metragem Adeus, Lênin! é uma produção alemã lançada em 2002, que ganhou diversos prêmios internacionais. Ele é uma excelente dica de filme pode ser exibido para o público adolescente devido a diversos motivos, sua mensagem sobre o cuidado com a familia e o seu contexto histórico.

Adeus, Lênin!, é uma ficção que conta a história de uma familia da Alemanha Oriental, no qual o pai fugiu para o Ocidente, na época da Guerra Fria, sendo assim a mãe passou a dedicar-se exclusivamente aos seus filhos e ao partido comunista. Todavia nas vésperas da queda do Muro de Berlim, a mãe desta familia sofre um infarto e entra em coma induzido, passando longos oito meses inconsciente. Após acordar o médico relata a família que o seu problema é grave e que ela não pode passar por grandes tensões. Seus filhos decidem esconder da mãe a mudança do país que agora é unificado, tentando adaptar a nova realidade com a antiga.

O filme  Adeus Lênin!, mostra a diferença na tecnologia entre o bloco socialista e o capitalista, as questões sociais, como mercado de trabalho, entre outros pontos como democracia versos ditadura. É uma excelente produção que não contém nenhuma cena forte e pode ser passada tranquilamente na sala de aula, como uma complementação para a grade curricular sobre cultura, liberdade e democracia, observando sempre o seu interesse pedagógico.

Nenhum comentário: