Páginas

domingo, 8 de dezembro de 2013

Resenha do curta Ciganos, Crianças Invisiveis - dica de filme

A Série de curtas metragem Crianças Invisíveis apresenta a produção Ciganos, que aponta os problemas da violência na vida de uma criança e a ineficiência do Estado na educação dentro dos reformatórios, retratado em um país do Leste Europeu, se fosse possível comparar com o Brasil, o lugar seria a Fundação Casa.

A crítica realista da produção esta relacionada com a ineficiência do ensino, seja ele profissionalizante ou na disciplina, onde os lugares como reformatórios são normalmente almejados como medida de formação e ressocialização dos menores que cometeram algum delito.

 A não intermediação do Estado na relação familiar entre as crianças e os pais é escancarado no curta metragem Ciganos, mostrando como o reingresso do filho aos seus responsáveis legais sugere a volta de velhas práticas de violência doméstica e exploração do trabalho infantil com a prática de furtos.

Ciganos, o nome já demonstra o problema ético étnico na forma de preconceito social, no qual as populações excluídas sofrem com os problemas de oportunidade que influência a sua construção familiar, sendo prejudicadas economicamente.

O documentário é ótimo para a matéria sociologia e cultura.

Nenhum comentário: