Páginas

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Resenha crítica do filme Sombras de Goya

A produção Sombras de Goya é um filme dramático dirigido por Milos Forman que trata de um momento histórico que mudou a Europa, a Revolução Francesa, na perspectiva da Espanha, um país católico que passa por uma transição política que marca sua geração.

 Sombras de Goya, apresenta um cenário épico do século XVIII e mostra o poder da Igreja Católica sobre a sociedade espanhola, o que leva o povo a uma nítida censura de pensamento, onde ler os filósofos iluministas franceses é algo condenável. A arte não sacra como a do pintor Goya também não é vista com bons olhos pelos cléricos do Santo Ofício.

Em sua trama, Sombras de Goya mostra a dramática história de Ines, filha de um rico comerciante espanhol que é presa sobre a acusação de seguir o judaísmo, profissão de fé condenável pela Igreja Romana, ela é torturada e acusada de heresia injustamente, depois de passar anos na prisão vive sobre a miséria e a  sombra de uma filha que concebeu no carcere, enquanto isso o jogo do poder político na Espanha é alterado com a ocupação de Napoleão Bonaparte, imperador da França.


O longa metragem trás em seu enredo diversos pontos de discussão como o sistema carcerário, o sistema religioso e político da época, além de tratar temas como violência, injustiça e maus tratos. Um filme excelente para passar, irá aumentar e ilustrar o conhecimento dos alunos.

Nenhum comentário: