Páginas

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Resenha crítica do filme Lemon Tree - Eran Riklis

O filme Lemon Tree foi dirigido pelo cineasta judeu Eran Riklis,  é uma excelente produção que retrata o sensível assunto sobre a terra entre os israelenses e os palestinos. O longa metragem é indicado pela secretária de educação do Estado de São Paulo, que está distribuíndo o DVD nas escolas.

Lemon Tree conta a história de uma mulher víuva e  palestina chamada Selma que vê a sua plantação de limões ameaçada por seu novo vizinho, o ministro de defesa de Israel, no qual pretende destruir e tomar a sua terra por um motivo de segurança contra os terroristas islâmicos. Selma procura a suprema corte de Israel para tentar evitar a destruição dos seus limoeiros, junto com um jovem advogado chamado Ziad, que tenta salvar a sua plantação.

O enredo do filme é muito bonito, bem como suas fotografias e imagens, o cineasta israelense conseguiu de uma forma muito singular ser imparcial nos conflitos entre os dois povos, mostrando as suas duas partes e dando vigor as relações humanas. O filme é uma crítica ao abuso israelense sobre o povo palestino, todavia questiona também as reais intenões da política palestina, em um excelente drama que vale a pena assistir e refletir sobra os conflitos do Oriente Médio.

Nenhum comentário: